Jogos

Jogo:
"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos" (Lao- Tsé).
   
 
Vamos começar montando o tabuleiro para nosso jogo:
 
- Desenhando uma nascente de rio, no alto de uma montanha, rodeada por uma bela mata ciliar; (partida)
- Cinco casas depois desta nascente, existe um comedouro de gado e um pasto grande, o rio passa ao lado; (casa 5)
- Cinco casas depois deste pasto, existe outra nascente, esta sem mata ao seu redor, pois encontra-se dentro da área de pastagem; (casa 10)
- Cinco casas depois da outra nascente, existe uma cachoeira com muitos entulhos; (casa 15)
- Cinco casas depois desta cachoeira, existe uma grande cidade; (casa 20)
- Cinco casas depois da grande cidade existem algumas saídas de esgoto clandestino; (casa 25)
- Cinco casas depois dos esgotos, existe um lixão a céu aberto; (casa 30)
- Cinco casas depois do lixão, existe uma cachoeira; (casa 35)
- Cinco casas depois da cachoeira, existe um pedaço de mata ciliar que segue o curso do rio; (casa 40)
- Cinco casas depois da mata ciliar, o rio segue seu curso por uma corredeira de um leito de rio repleto de pedregulhos; (casa 45)
- Cinco casas depois da corredeira, existe um aterro sanitário que fica bem acima do curso do rio, a mais de 10 Km;(casa 50)
- Cinco casas depois do aterro, o rio está cheio de vida novamente; (fim de jogo)
 
Para jogar vamos precisar de:
 
- um dado;
- de 3 a 6 jogadores;
- 3 cartas de cada uma destas frases: “Não liga a mínima.” (fique onde está); “Você retira alguma coisa  e leva para casa porque achou bonito.” (volte três casas); “Você toma alguma atitude para conservar ou melhorar esta situação.” (avance três casas); e outras sem nada escrito (carta em branco).
 
Regras do jogo:
 
Cada jogador rola o dado na sua vez de jogar e avança tantas casas quantas o dado mostrar.
O jogo corre normalmente até que um jogador caia em algum das casas que são múltiplos de 5, nestas casas ele retira uma carta, que lhe dirá se este jogador avança/recua casas, ou permanece onde está, sendo que na casa 20 (cidade grande), 25 (esgoto clandestino) e 30 (lixão) não se retira carta.
 
Antes, durante, ou depois do jogo, sugiro a quem estiver aplicando o mesmo, explique os porquês dos avanços e recuos, ou do “permanecer” onde está simplesmente pela indiferença, como exemplos de explicação para cada casa, veja a seguir:
 
- casa 5 - um comedouro de gado e um pasto grande, o rio passa ao lado: o caminho do gado pode causar erosões e assoreamento; a quantidade de fezes do gado pode causar eutrofização;
- casa 10 - existe outra nascente, esta sem mata ao seu redor, pois encontra-se dentro da área de pastagem: nascente sem mata ao seu redor pode secar, nascente precisa de área de preservação;
- casa 15 - existe uma cachoeira com muitos entulhos: entulho é poluição, que pode trazer mosquitos, ratos, e muitas outras doenças, além de contribuir para a má qualidade da água do rio;
 - casa 20 - existe uma grande cidade: indústrias poluidoras, aglomeração de pessoas, trânsito, entre tantos outros problemas da grande cidade;
- casa 25 - saídas de esgoto clandestino: fonte poluidora;
- casa 30 - existe um lixão a céu aberto: fonte poluidora;
- casa 35 - existe uma cachoeira: oxigenação das águas;
- casa 40 - de mata ciliar que segue o curso do rio, barragem de dejetos, melhora a infiltração da água para o solo;
- casa 45 - o rio segue seu curso por uma corredeira de um leito de rio repleto de pedregulhos: o rio segue se “auto limpando”, pois a sujeira “fica nas pedras”;  
- casa 50 - existe um aterro sanitário que fica bem acima do curso do rio, a mais de 10 Km: depósito de lixo construído de acordo com a legislação (aterro sanitário).

  

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